Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho da Marinha Grande
Fundado em: 18 de Setembro de 1976, embora oficialmente se aponte a data de 24 de Junho de 1980.
Sócios Fundadores: Albertino Neto Barosa, Henrique M. Matos, Salviano C. Ferreira, Frutuoso Dinis Pereira, Joaquim João Pereira, António José Abreu, Fernando Manuel dos Santos Pedro, José António de Carvalho Braga Barros e Valdemar Carlos de Sousa Morgado.
N.º de Sócios dadores: 2.300 aproximadamente.
Contactos: Avenida Vitor Gallo, 76-A 1º, 2430 Marinha Grande / Telef. 244 504 818
 
Esta Associação destina-se a fins altruístas, tendo como principal actividade a dádiva desinteressada de sangue, com fins terapêuticos, a feridos e doentes, tendo (com base no Dec. Lei 460/77 de 7 de Novembro) sido reconhecida como de Utilidade Pública em 1982 (Diário da República de 28 de Setembro de 1982).
Teve a sua primeira sede social numa sala do quartel dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, passando depois para uma garagem, situada na Rua Januário Martins, que era pertença do Sr. António Barros ("António das Bananas") e que estava então alugada aos Móveis Laranjo que, graciosamente, permitia que aí se realizassem as reuniões da Associação. Mais tarde a Associação mudar-se-ia para as instalações do Clube Marinhense situadas, na Praça Stephens, por cima do BES, passando posteriormente para uma sala situada, no edifício da antiga resinagem (Mercado Municipal), ao lado da biblioteca, tendo finalmente (1 de Janeiro de 1988) passado para as instalações da Avenida Vitor Gallo. Possui também núcleos a funcionar nas povoações do Pilado, Vieira de Leiria e Martingança.
O número de sócios dadores tem vindo a aumentar. Em 1985 estavam inscrito na Associação 1.122 sócios dadores sendo o sangue recolhido seis vezes por ano na Marinha Grande e duas vezes no Pilado num total que rondava as 500 unidades, que eram entregue aos Hospitais da Universidade de Coimbra e ao Instituto Português de Oncologia (Coimbra) que enviavam equipas especializadas para fazer a recolha
Actualmente o sangue é recolhido12 vezes por ano (mensalmente) na Marinha Grande e duas vezes por ano no Pilado, Vieira de Leiria e Martingança num total de 1.200 unidades. A recolha efectuada na Marinha Grande é entregue aos Hospitais da Universidade de Coimbra. A recolha efectuada no Pilado é entregue ao Instituto Português de Oncologia (Coimbra), ao passo que o sangue recolhido na Martingança e em Vieira de Leiria é entregue ao Hospital de Leiria.
Entre outros eventos levados a cabo pela Associação da Marinha Grande destaque-se a organização do 1º Congresso Nacional de Associações de Dadores de Sangue que se realizou em S. Pedro de Moel a 27 e 28 de Março de 1982.
No dia 12 de Setembro de 1996 (em Reunião Ordinária) é atribuída à Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho da Marinha Grande a Medalha de Mérito Municipal. 

Actuais Corpos Sociais

(Exercício 1999-2001)

.
Assembleia Geral

Direcção

Presidente Dr. Joaquim João Pereira Presidente Salviano Cabral Ferreira
Vice-Presidente Eduardo Rodrigo L. de Sousa Couceiro Vice-Presidente José Eduardo Torres Gomes
1º Secretário José Eduardo Ferreira Bizarro Secretário Ilídio Serra Espadinha
2º Secretário Anibal Manuel Curto Ribeiro Tesoureiro Valdemar Carlos de Sousa Morgado
. Vogais Anibal José Marques Franco Oliveira
Concelho Fiscal Vitor Manuel Domingues Carlos
Presidente Américo Gonçalves Joaquim Pereira Neto
Vice-Presidente Maria da Assunção M.F Sousa Santos . .
Secretário José Miguel Cruel Belo . .

Sair

Ultima actualização: 14-04-2000